Festejar a Passagem de Ano com espumante
Espumante é a bebida da Passagem de Ano
O espumante é um dos ícones das festas de Reveillon, independentemente se dá pelo nome de champanhe, espumante, cavas ou prosseco.
O primeiro vinho espumante do mundo surgiu no século XVII, pela mão do monge beneditino Don Pérignon. Quem não conhece o champanhe Don Pérignon?! Nos últimos tempos, este néctar dos deuses tornou-se presença obrigatória nos festejos da noite de fim de ano. Brindar ao novo ano com espumante é já uma tradição indispensável a muitos milhares de pessoas no mundo inteiro
Como servir o espumante
O acto de servir o espumante tem algumas regras que convém seguir:
- Para evitar a alteração do sabor e o congelamento da rolha, que dificulta a abertura do espumante, deve colocar a garrafa num balde com gelo até cobrir metade da garrafa. A colocação no gelo deve ocorrer apenas vinte minutos antes de servir a preciosa bebida.
- Não agite a garrafa, pois isso provoca a perda das características da bebida, além da perda do líquido. O espectáculo é bomito mas, mais vale não tentar.
- Sirva o espumante em taças de vidro ou cristal transparente, chamadas flutes, que devem estar ligeiramente inclinadas no momento de receberem o espumante. O formato alongado dos flutes tem a ver com o facto de manterem as bolhas por mais tempo.
- Coloque inicialmente um pouco de espumante e, após alguns segundos, preencha o resto do copo, até ao limite de dois terços do volume da taça.
- Segure o copo pelo pé para o espumante não aquecer com a temperatura de sua mão.
Ah, depois de servir um bom espumante na Passagem de Ano, divirta-se e entre bem no novo ano!
Categorias: Passagem de Ano | Tags: Espumante, Espumante na Passagem de Ano, Espumante no Reveillon, Servir espumante | 1 comentário
Pingback: Fim de Ano 2010 na Madeira | Passagem de Ano