Noite de Ano Novo 2014




Noite de Ano Novo 2014 – Reveillon

A grande Noite de Ano Novo 2014 está mesmo a chegar! A contagem decrescente para o Novo Ano 2014 está prestes a iniciar. 10…9…8…7…6…5…4…3…2…1… Feliz Ano Novo 2014! Vai ser esta a palavra mais ouvida nesta noite especial para todo o mundo.

Noite de Ano Novo 2014

Na noite de Ano Novo celebra-se o fim de um ano e a entrada num Novo Ano. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o “Ano-Novo”. A celebração do fim de ano é também chamada de Passagem de Ano ou Réveillon, um termo francês, que em português quer dizer “despertar”.

Tradições da noite de Ano Novo

É importante que a entrada no novo ano se faça com o pé direito. Além desta superstição de Passagem de Ano, há outras não menos emblemáticas, como é o caso de bater com os tachos uns nos outros, abrir as portas todas de casa, formular desejos para o novo ano, comer 12 passas ao bater da meia noite, saltar para cima de uma cadeira, entre muitas outras.

Desejos da noite de Ano Novo

A noite de Ano Novo é também conhecida pelo facto de as pessoas nessa noite especial formularem desejos e promessas para o novo ano: perder peso, parar de fumar, poupar dinheiro, melhorar as notas na escola e arranjar uma cara-metade.

Como celebrar as tradições na noite de Ano Novo

O início das celebrações e tradições na noite de Ano Novo começa antes da meia-noite, quando as portas e janelas de casa se abrem para que o Ano Velho possa sair e dar lugar ao Ano Novo. O Novo Ano deve ser recebido com uma batida de tachos, com o objectivo de afastar os espíritos do mal.

Depois comem-se as doze passas ao som das doze badaladas da meia-noite do novo ano. A cada passa, deve ser pedido um desejo.

Outra tradição é vestir roupa interior azul e vestir uma peça de roupa nova no primeiro dia do ano.

Por fim, outras tradições que na noite de Ano Novo ainda vão tendo alguma expressão são:

  • Colocar uma mala à porta antes da meia noite. A mala simboliza as viagens no novo ano;
  • Saltar de uma cadeira traz sorte;
  • Ter uma carteira recheada de dinheiro antecipa um Ano Novo cheio de fortuna.

Tradições à parte, é importante que haja sempre boa disposição e o inevitável champanhe para comemorar a entrada no Ano Novo.

Onde festejar a noite de Ano Novo

Enquanto uns preferem festejar a noite de Ano Novo de uma forma mais requintada e estão mesmo dispostos a gastar umas boas dezenas ou entenas de euros para entrar no novo ano 2014 em grande estilo, seja numa discoteca numa viagem paradisíaca, num hotel de luxo ou num restaurante; outros preferem reunir os amigos e a família e celebrar a passagem de ano em casa. O mais importante, para além da opção que cada um tome, é cumprir as tradições e entrar com alegria e vontade de vencer no ano novo, a começar já na noite de Ano Novo.

Noite de Ano Novo 2014 – As melhores celebrações:

  • Noite de Ano Novo 2014 em Portugal

As melhores noites de Ano Novo em Portugal podem acontecer em varios locais. Por exemplo, no Porto a festa da Passagem de Ano acontece na Avenida dos Aliados. Já na Madeira, onde a festa de fim de ano é a mais famosa do ano, a animação acontece no Funchal, com um espectacular fogo de artifício. Outros locais interessantes para festejar o Ano Novo em Portugal são: Lisboa, Serra da Estrela e Algarve.

  • Noite de Ano Novo 2014 nos Estados Unidos

A melhor noite de Ano Novo nos Estados Unidos acontece na cidade de Nova Iorque. Na festa de Ano Novo da Times Square, há uma bola gigante que começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando nesse momento a hora zero (00:00:00).

  • Noite de Ano Novo 2014 na Austrália

A noite de Ano Novo australiana é celebrada sobretudo em Sidney. Na Baía de Sidney, a Ópera de Sidney ilumina-se com os fogos de artifício lançados da ponte de Harbour. milhares de pessoas em terra e em cruzeiros assistem a este espectáculo único.

  • Noite de Ano Novo 2014 no Chile

As melhores celebrações de Ano Novo chilenas acontecem na Baía de Valparaiso. O fogo de artifício é espectacular e a animação não falta pela noite dentro. As entradas de anos novos nos países sul-americanos são sempre especiais, principalmente pela grande animação e pelo clima ameno que se faz sentir.

  • Noite de Ano Novo 2014 no Brasil

São várias as festas de Ano Novo no Brasil. No Rio de Janeiro, a maior festa de Ano Novo acontece em Copacabana. Em São Paulo, a avenida Paulista é outro palco de atrações e queima de fogo de artifício. São milhões de pessoas que se deslocam, quer para Copacanana, quer para a Avenida Paulista. Outros locais brasileiros que têm muita animação na noite de Ano Novo são: Florianópolis, Salvador, Fortaleza, etc.

  • Noite de Ano Novo 2014 na Escócia

Na Escócia há muitos costumes especiais associados ao Ano Novo – como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho. São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

  • Noite de Ano Novo 2014 em França

As celebrações na noite de Ano Novo em França acontecem sobretudo junto à Torre Eiffel em Paris. Muitas animações acontecem todos os anos na Cidade Luz, onde se reunem largos milhares de pessoas.

  • Noite de Ano Novo 2014 em Espanha

Na noite de Ano Novo em Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.

Feliz noite de Ano Novo 2014 e boas entradas!






Sobre Carlos Silva

Carlos Silva adora viajar e conhecer novas culturas. Todos os anos procura novos locais para celebrar a noite de Réveillon.

Categorias: Passagem de Ano | Tags: , , | 4 comentários