Superstições de passagem de ano



Superstições de passagem de ano – Quem acredita?

superstições de passagem de ano para todos os gostos. Umas tiveram origem há muitos séculos atrás, outros ninguém sabe como foram surgindo, mas todas as superstições de fim de ano têm como objectivo trazer sorte para o ano que se aproxima. Uns mais mais crentes e outros mais cépticos, mas todos se deixam envolver na noite do reveillon pelos rituais que prometem muito dinheiro, saúde, paz e amor.

Superstições de passagem de ano

 Mesmo quem não acredita muito em superstições, acaba por vezes por dar-lhes continuidade, pois acaba por não custar nada e, na dúvida, é melhor cumpri-las, pois pode ser que até funcionem. Cumprir este tipo de superstições na passagem de ano dá, pelo menos, conforto psicológico. Só um terço das pessoas afirma não ter nenhum tipo de superstição associada ao reveillon. Outras fazem-no por associação social, ou seja, seguindo a máxima – se os outros fazem, porque é que nós não haveremos também de fazer?

superstições de passagem de ano

 De entre todas as superstições de passagem de ano, sem dúvida que a mais popularizada é a de comer 12 passas nos segundos finais do último dia do ano e, por cada uma, pedir um desejo. Há uma visão mágica associada à data da passagem de ano, por isso se acha que se os desejos forem pedidos nesse momento terão maiores possibilidades de se realizarem e também é nessa data que muitos pensam ser o momento escolhido para tomar decisões importantes e até mudar de vida. É frequente ouvirmos pessoas a dizer que na passagem de ano vão fazer dieta, deixar de beber, deixar de fumar, passar mais tempo com a família ou até mesmo casar. É claro que muitas vezes não passam de meras intenções.

Novo ano é um sinal de renovação

Começar um novo ano é um sinal de renovação, de uma vida nova, é o virar de uma página. É precisamente a este conceito de mudança que estão associadas todas as superstições da passagem de ano. Fazer barulho, que seja através de gritos, bater em latas ou lançar foguetes é igualmente um dos mais antigos rituais de reveillon, acontecendo um pouco por todo o mundo. O objectivo destes rituais de passagem de ano é espantar os maus espíritos, os demónios e os velhos fantasmas do ano velho.

Estrear uma peça de roupa interior ou fazer a cama com lençóis novos trazem boa sorte para o amor. Por outro lado, o fim de ano também é aproveitado para deitar fora objectos velhos que já não se usam. Subir a uma cadeira, atirar moedas ao ar ou ter uma nota no bolso, significam prosperidade para o novo ano.

Uma vez que estamos em crise económica é natural que as superstições associadas à passagem de ano prosperem, uma vez que todas elas estão ligadas à prosperidade, e à esperança que melhores dias virão.






Sobre Carlos Silva

Carlos Silva adora viajar e conhecer novas culturas. Todos os anos procura novos locais para celebrar a noite de Réveillon.

Categorias: Passagem de Ano | Tags: , , | 2 comentários

Comentários (2)

  1. Pingback: Passagem de Ano em casa | Passagem de Ano

  2. Pingback: Noite de Ano Novo | Passagem de Ano

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *